sábado, 2 de junho de 2012

Brasileiros criam cadeira de rodas controlada pela cabeça

Editora Globo
Os alunos de graduação em Engenharia Elétrica em do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) devem desenvolver um projeto de conclusão de curso para conseguirem se formar. Um grupo de seis estudantes resolveu criar uma solução para aumentar a independência de tetraplégicos. Eles adaptaram uma cadeira de rodas elétrica para funcionar por meio de comandos da cabeça do usuário. “A cadeira é uma aplicação de nosso projeto, que é um controle universal, pode servir também para mouse ou games”, diz Fátima Monteiro, uma das responsáveis pela cadeira.
>> Colete com GPS ajuda a guiar deficientes visuais
>> Programa imprime fotos táteis, que cegos podem 'ver'

O controle, em vez de ser um capacete de metal com aparência ultra tecnológica, é exercido por um simples boné. Nele foram colocados os sensores de movimento, acelerômetro e giroscópio, semelhante aos que são usados em smartphones. Os movimentos da cabeça são enviados a placas na parte inferior da cadeira que interpretam seu significado e enviam comandos para que as rodas girem na direção correspondente. Assim, quem não pode controlar a cadeira de rodas com os movimentos dos braços e mãos conquista certa autonomia.

Usando o mesmo princípio, os estudantes criaram também um sensor de quedas que pode ser colocado no pescoço e envia um sinal avisando um responsável em caso de queda. Esses e mais dez projetos de outros grupos serão apresentados hoje (28/06) às 19 horas na FEI, campus São Bernardo (av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972, bairro Assunção). Os criadores da cadeira convidam pessoas com necessidades especiais a visitarem a exposição e testarem o equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário